Ambliopia – O que os Pais Precisam Saber
Ambliopia – O que os Pais Precisam Saber
Introdução
Ambliopia, ou “olho preguiçoso”, é uma condição visual comum na infância que, se não tratada precocemente, pode levar à perda permanente da visão em um dos olhos. Neste artigo, abordaremos tudo o que os pais precisam saber sobre a ambliopia: suas causas, sintomas, diagnóstico e opções de tratamento.
O que é Ambliopia?
A ambliopia ocorre quando um olho não desenvolve adequadamente a acuidade visual durante a infância. Isso acontece porque o cérebro favorece um olho em detrimento do outro, levando à visão prejudicada no olho afetado. É a principal causa de perda de visão em crianças e pode ser prevenida se detectada e tratada precocemente. Por isso, prefiro chamar de “Cérebro Preguiçoso”, ao invés de “olho preguiçoso”, todo processo ocorre no cérebro.
Causas da Ambliopia
Existem três principais tipos de causa de ambliopia:
- Ambliopias Estrabísmicas: Causada pelo desalinhamento dos olhos (estrabismo), onde um olho pode desviar para dentro, para fora, para cima ou para baixo.
- Ambliopias Refrativas: Resulta de diferenças significativas de erro refrativo entre os dois olhos (hipermetropia, miopia ou astigmatismo).
- Ambliopias por Privação: Ocorre quando algo impede a entrada de luz no olho, como uma catarata congênita.
Ao todo conhecemos mais de 60 tipos de ambliopia, e cada uma tem uma abordagem diferente ao ser tratada, o mesmo tratamento para todas é sinal de insucesso!
Sintomas da Ambliopia
Os sintomas podem ser sutis e difíceis de perceber, especialmente em crianças muito pequenas. Os sinais incluem:
– Inclinação ou virada da cabeça para enxergar melhor
– Estrabismo (desalinhamento dos olhos)
– Esfregar os olhos frequentemente
– Falta de coordenação entre os olhos
– Dificuldade em perceber profundidade
Diagnóstico da Ambliopia
Leve seu filho para exames oftalmológicos regulares, especialmente se houver histórico familiar de problemas oculares. O profissional usará testes de acuidade visual, exames oculares e avaliação do alinhamento ocular para diagnosticar a ambliopia.
Tratamento da Ambliopia
O tratamento visa forçar o cérebro a usar o olho mais fraco, fortalecendo-o. As opções incluem:
- Óculos ou Lentes de Contato: Corrigem erros refrativos.
- Tampão Ocular: Usado sobre o olho mais forte para estimular o uso do olho mais fraco.
- Terapia Visual: a técnica mais indicada é a neurorreabilitação visual
- Colírios: Atropina pode ser usada no olho mais forte para borrá-lo temporariamente.
- Cirurgia: Em casos de catarata ou outras obstruções visuais.
Como tem mais de 60 tipos de ambliopia, cada qual com sua atuação distinta, podemos usar uma ou até todas as citadas acima; dependerá do tipo de ambliopia.
Dicas para Pais
– Consistência no Tratamento: Siga rigorosamente as recomendações do profissional.
– Monitore o Progresso: Leve seu filho para consultas de acompanhamento regularmente.
– Eduque-se e Eduque seu Filho: Ensine seu filho sobre a importância do tratamento para encorajá-lo a cooperar. Temos diversos e-books, alguns gratuitos que te ajudarão, clique aqui.
– Adapte Atividades: Torne o uso do tampão ou colírio uma parte natural do dia, integrando atividades que o incentivem a usar o olho mais fraco.
– Deixe tudo lúdico: Indicamos esse livro aqui para usar brincadeiras que ajudam a estimular a visão, clique aqui.
Conclusão
A ambliopia é uma condição tratável. Pais que estão atentos aos sinais e mantêm um regime de tratamento consistente podem ajudar seus filhos a alcançar uma visão saudável. Se você suspeita que seu filho possa ter ambliopia, agende uma consulta o mais rápido possível.
Para mais informações sobre nosso programa online de tratamento da ambliopia, visite nosso site.
Obs: Espero que este artigo ajude você a entender melhor a ambliopia e a importância do diagnóstico e tratamento. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários ou entre em contato conosco diretamente.